Sentimento de humilhação

Sentimento de humilhação

A humilhação é gerada no momento em que sentimos que os outros nos desaprovam e criticam é um estado emocional negativo que deixa uma profunda e negativa sensação em cada um de nós. Sentimentos de que não valemos nada, que somos medíocres, que independentemente do que façamos seremos ridicularizados, são sensações que podemos arrastar por um longo tempo.

São varias as emoções que podemos sentir intensamente como à culpa, à raiva e à tristeza mais nem uma destas tem uma marca tão forte como a humilhação que pode destruir o emocional da pessoa.

Esses sentimentos podem ser notados na Iris na área do Ego, por isso pode ser estudada a relação consigo mesmo, os conflitos interiores, a auto-aceitação, a auto-estima, como a pessoa se relaciona consigo mesma, se existem tensões.

Os sinais iridologicos podem tratar-se de complexos de inferioridade; ou de uma insatisfação relacionada com o que se conseguiu na vida.”
É muito importante ter o cuidado para não criar nos filhos o sentimento de humilhação por dizer que eles são estúpidos, maus ou por exagerar em comparações ou por criticar, isso destrói a criança e sua autoestima.

Pessoas criadas em um ambiente assim pode desenvolver uma personalidade exageradamente dependente, insegura. Outra possibilidade é o desenvolvimento da Crítica como mecanismo de defesa em que a pessoa passa a humilhar aos outros para se sentir mais valorizada. Isso é bastante evidenciado na Iris na região Id.

A humilhação é uma emoção desagradável e intensa que geralmente dura ao longo do tempo devido à profundidade de sua ferida. Isso afeta nossa autoestima e, de alguma forma, torna muito difícil fortalecê-la novamente.

Diante da humilhação, a chave é conhecer a si mesmo e se valorizar. É não dar mais poder à opinião dos outros do que às nossas. É saber quem somos e impedir que os outros nos definam. É cuidar da nossa autoestima para que, em momentos de dúvida, possamos recuperar a confiança em nós mesmos.

Temos que nos valorizar e sermos permissivos com nós mesmo, erros sempre existirão e não queremos perfeição. Vamos nos valorizar para que qualquer tentativa de humilhação por parte de outra pessoa seja indiferente à nós. Nós não podemos impedir que outros nos humilhem, mas podemos fazer com que isso não nos afete.

Já que podemos entender que isso pode ser um ataque à nós e que o foco é causar dor, podemos bloquear e iniciar a valorizar-nos, e não depender tanto da aprovação dos outros e acreditar que somos capazes e bons o suficiente para não sofrermos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Sentimento de humilhação”